terça-feira, 30 de novembro de 2010

É tudo questão de lógica

pensando eu ser humano e estar sob condições da minha própria natureza, então pela linha da lógica, sou simplesmente o que nasci sendo, desde que eu me entenda por homem. certo? a lógica é caminho incontestável para a condução dos fatos até chegar a uma conclusão. você quem escolhe os fatos e quem tira a conclusão, tudo isso ligando uma coisa com a outra, o que acaba se tornando óbvio, lógico.

pensando eu ser humano e sabendo de todas as diferentes vertentes que vão do pensamento até as ações da espécie, posso observar com clareza muitos que se usam da lógica para persoadir e convencer outros iguais a pensarem igual.

sou da espécie humana e conheço os outros semelhantes a mim. conheço e vejo também muitos que atiram fora a lógica e contrariam todos os pensamentos bons e consciências coletivas em prol de um bem-estar individual, que vai de coisas grandes como: políticos que assaltam, empresas que desmatam a floresta sem fazer o reflorestamento, pessoas que sonegam impostos, governantes que não olham pelas classes sociais desfavorecidas; até as coisas menores: como motoristas que não respeitam ciclistas, pessoas que não se respeitam no trânsito, indivíduos que poluem mangues.

a lógica existe. isso é inegável. mas ela não existe para ser manipulada nem manipuladora, ela existe para facilitar e não para complicar. pensar de uma forma ilógica e agir de uma forma estúpida é algo repugnante, mas existe também formas ilógicas de serem pensadas que não contrariam e nem afetam o bem-estar social. coisas como sentimentos saudáveis e recíprocos são bons exemplos da falta da lógica e da razão, mas que mesmo assim ainda faz bem a muitas pessoas.

existem várias formas de pensar. muitas outras possibilidades de agir. lógica ou ilogicamente seria interessante se todos os semelhantes se tratassem com o respeito que todos queriam ser tratados. acima de qualquer status de pensamento, somos iguais e merecemos ser iguais, ninguém é melhor do que ninguém. se todos fomos feitos iguais, viemos de concepções parecidas e temos o mesmo passado, não existe lógica que contrarie a igualdade entre nós. por isso derrubo toda e qualquer forma de 'supremacia da raça branca' proposta por nazistas ou até formas de preconceito como o apartheid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário